Por: Willian Oliveira / Edição: Anna Francischini

A diversidade da culinária brasileira é gigantesca e se revela de forma vibrante durante as festas juninas, momentos de celebração que destacam não apenas tradições culturais, mas também uma rica variedade de pratos típicos que refletem a história e a geografia do Brasil.

Celebradas em todo o país, mas de maneira mais forte no nordeste, norte e centro-oeste, o período de festas juninas é um momento em que as comunidades se reúnem para comemorar as tradições, sejam elas religiosas, artísticas ou gastronômicas. 

A diversidade da culinária brasileira nas festas juninas não apenas alimenta o corpo, mas também fortalece os laços comunitários do campo e da cidade e preserva tradições ancestrais.

Para celebrar esta pluralidade e a importância das festas juninas para o Brasil, o Nós do Mato preparou uma série com diversas receitas.

Pamonha 

A pamonha é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular nas regiões nordeste e centro oeste do país. Sua origem vem dos tempos pré-coloniais, quando os indígenas já preparavam uma espécie de mingau de milho cozido em folhas de palmeira. 

Com a invasão dos portugueses, a receita foi adaptada e ganhou novos ingredientes, tornando-se o que conhecemos hoje como pamonha.

O alimento é feito tradicionalmente com milho verde ralado, que pode ser cozido ou cru, misturado com leite, açúcar, e às vezes, adiciona-se queijo, coco ralado e linguiça para um sabor extra. 

Essa mistura é envolvida em folhas de palha de milho ou bananeira, formando uma espécie de embrulho que é amarrado e cozido em água fervente. Esse processo de cozimento faz com que a pamonha adquira uma textura cremosa e um sabor deliciosamente doce.

Além do valor gastronômico e cultural, a produção e venda de pamonhas muitas vezes envolve pequenos agricultores e produtores locais, contribuindo para a economia regional e proporcionando sustento para famílias que dependem da agricultura.

Receita

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de açúcar (ou a gosto)
  • 1 pitada de sal
  • Folhas de bananeira ou palha de milho para embrulhar

Modo de preparo:

Preparo do milho: Descasque as espigas de milho e rale os grãos com uma faca ou processador. Se preferir uma textura mais tradicional, retire os grãos com uma faca afiada diretamente da espiga.

Preparo da massa: Coloque o milho ralado em um liquidificador ou processador de alimentos. Adicione o leite, o açúcar e o sal. Bata bem até obter uma mistura homogênea.

Montagem: Corte as folhas de bananeira ou palha de milho em retângulos de tamanho suficiente para enrolar a pamonha. Passe rapidamente as folhas sobre o fogo para amolecer.

Enrolando as pamonhas: Coloque uma porção da massa de milho sobre a folha de bananeira ou palha. Logo depois, dobre as laterais da folha sobre a massa e amarre com barbante, formando um embrulho bem fechado.

Cozimento: Em uma panela grande, coloque água para ferver. Adicione as pamonhas e cozinhe por aproximadamente 1 hora, ou até que finalmente elas estejam firmes e cozidas.

Servindo: Retire as pamonhas da água, deixe esfriar um pouco e sirva ainda quentes.

Por fim, depois de ficaram prontas, as pamonhas se tornam a atração principal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *