Crédito rural. Agricultor semeando na terra durante o pôr do sol.

Por: Anna Francischini / Edição: Julia Oliveira

Como conseguir financiamento por crédito rural para desenvolver a produção agrícola?

Financiamento bancário

O Brasil institucionalizou este tipo de crédito a partir de 1965, por meio do Sistema Nacional de Crédito (SNCR), formado por bancos privados, públicos, cooperativas e sociedades de crédito rural. Ainda, existem os órgãos articulados, que incluem instituições oficiais de valorização regional e entidades que oferecem assistência técnica. 

Quem operacionaliza este dinheiro são as instituições financeiras autorizadas, entretanto o Governo Federal é o responsável por fornecer subsídios econômicos. Estes subsídios são, por exemplo, a redução de taxas de juros, pagamento de parte destas taxas dos empréstimos agrícolas, bem como a cobertura de parte das perdas das instituições financeiras que concedem o crédito.

Como obter crédito na prática?

O primeiro passo é a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um instrumento do Código Florestal que todo proprietário rural precisa ter. Essa inscrição reúne dados sobre a localização do imóvel, a área total, tipos de vegetação presentes, rios e nascentes, entre outras informações do tipo. Portanto, o CAR serve para mostrar a regularidade ambiental das propriedades.

Porém, desde 2023, os imóveis com inscrição suspensa ou cancelada não estão aptos a receber financiamento.

Linhas de crédito

Depois do CAR e de acordo com o financiamento escolhido, o próximo passo é apresentar um projeto detalhado das atividades que serão realizadas, para desenvolver sua produção agrícola. Existem diversas opções de linhas de crédito rural e elas se dividem entre:

  • Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado a pequenos produtores que tiveram renda bruta familiar de até R$500 mil no último ano de produção.
  • Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), para aqueles que recebem até R$3 milhões por ano.
  • Outras linhas de crédito destinadas a produtores maiores.

O financiamento pode ser utilizado para:

  • Compras de insumos agrícolas
  • Aquisição de equipamentos
  • Comercialização e industrialização dos produtos no mercado,
  • Restauração ambiental do imóvel e até pesquisas.

Em relação aos valores e o meio pelo qual o crédito vai ser disponibilizado, além dos prazos, garantias e formas de pagamento, dependem da linha de crédito e instituição financeira escolhida.

Para consultar onde contratar e obter mais informações sobre como solicitar, acesse o site do Banco Central do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *